Paulo Abrantes - Filosofia

200 anos de Darwin

O ano de 2009 marcaria não somente o sesquicentenário da publicação de A Origem das Espécies, como o bicentenário do nascimento de Charles Darwin. O mundo inteiro estava programando homenagens e achei que a Universidade de Brasília não poderia deixar de também celebrar essas efemérides. Procurei então, em 2008, a Profa. Sônia Báo, diretora do Instituto de Ciências Biológicas que, prontamente, encampou a idéia e formou uma Comissão para organizar o evento, composta por mim e pelo Prof. Paulo Salles. Segue banner do evento:

A Comissão optou por fazer uma programação que se estendesse ao longo de todo o ano. Este foi o ciclo de palestras proferidas por convidados de diversas instituições brasileiras:

CICLO DE PALESTRAS: ‘200 anos de DARWIN’

(Instituto de Ciências Biológicas- Universidade de Brasília)

DataTemaPalestrante
25 de MarçoO que é vida?Prof. Waldenor Barbosa da Cruz – Instituto de Ciências Biológicas (UnB)
14 de AbrilA evolução como uma visão revolucionária do mundoProf. Francisco Salzano -Instituto de Biociencias (UFRGS)
26 de MaioA Origem das Espécies pela Seleção Natural: de Darwin a Nossos DiasProf. Louis Bernard -Instituto de Biologia (UNICAMP)
30 de JunhoO ensino da evoluçãoProfa. Rosana Tidon – Instituto de Ciências Biológicas (UnB)
25 de AgostoComportamento animal e SociobiologiaProfa. Regina Macedo Instituto de Ciências Biológicas (UnB)
29 de SetembroEvolução, sociedade e culturaProf. Nélio Bizzo -Faculdade de Educação (USP)
27 de OutubroDarwin e a MenteProfa. Maria Luisa Gastal – Instituto de Ciências Biológicas (UnB)
24 de NovembroEvo-devo: uma ponte entre macro e micro-evoluçãoProf. Klaus Hatfelder -Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP)  

Na abertura do evento, proferi as seguintes palavras em nome da Comissão ‘Darwin2009’:

“Quero agradecer a presença de todos nessa abertura do Ciclo de Palestras ‘200 anos de Darwin’, que vai desenrolar-se por todo o ano, como vocês podem ver na programação que se encontra nos cartazes.

A melhor homenagem que se pode fazer a Darwin é mostrar que as suas idéias continuam vivas, mesmo após 150 anos, no mínimo. O objetivo deste ciclo é não só contextualizar a sua emergência histórica e o seu impacto cultural mais amplo mas, sobretudo, avaliar a importância contemporânea de conceitos e métodos oriundos da teoria darwinista da evolução. Não estamos aqui homenageando o aniversário de um vetusto Senhor de 200 anos, mas a vitalidade do seu pensamento.

Para esse trabalho de avaliação, foram convidados não somente professores da casa, mas também de outras instituições brasileiras que vêm fazendo um trabalho de ponta nas frentes abertas por C. Darwin.

A Comissão agradece o Instituto de Ciências Biológicas (representado por sua diretora, Profa. Sônia Báo, que abraçou essa idéia com entusiasmo há mais de um ano), a SECOM (especialmente o Prof. Luiz Gonzaga Motta, a Bia, a Virgínia e o Rafael) e também o CESPE pela impressão dos cartazes.”

Como forma de homenagear o Prof. Francisco Salzano, reconhecido como um dos maiores geneticistas brasileiros e falecido em 2018, reproduzo abaixo um relatório que fiz em nome Comissão ‘Darwin 2009’, datado de 23 de abril de 2009, provavelmente a pedido da diretora do Instituto de Ciências Biológicas:

“No dia 14 de Abril de 2009, o Prof. Francisco Salzano, do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, proferiu uma palestra com o título ‘A evolução como uma visão revolucionária do mundo’, no Anf. 9 da Universidade de Brasília.

A palestra do Prof.Salzano se insere no ciclo anual de palestras ‘200 anos de Darwin’ que o Instituto de Ciências Biológicas está organizando para comemorar o bicentenário do nascimento do grande naturalista.

Na abertura do evento, o Prof. Jader Marinho, vice-diretor do IB e a Profa. Silviene Fabiana de Oliveira, do IB fizeram uma apresentação do Prof. Salzano para um anfiteatro repleto, destacando as suas contribuições para a pesquisa em biologia e para a formação de profissionais nessa área no Brasil. O Prof. Salzano é, sem dúvida, um dos mais destacados biólogos brasileiros, reconhecido internacionalmente. Nada mais legítimo, portanto, do que convidá-lo, ao lado de outros sete palestrantes, para marcar essa efemérite que é emblemática para o pensamento evolutivo.

Após a palestra do Prof. Salzano, houve um debate em que respondeu às perguntas dos estudantes e professores presentes. Durante a sua visita à UnB, o Prof. Salzano também se encontrou com professores e estudantes do IB.”