Na preparação da nova edição de Imagens de natureza, Imagens de ciência (2016), tive que retomar o trabalho de historiador do início da minha trajetória acadêmica.
Talvez não por coincidência, assinei nessa época um artigo com Tiago Leal, um ex-orientando, que reedita, por sua vez, meu também antigo interesse por questões pedagógicas ligadas ao ensino de ciências e pelo papel que nele podem desempenhar a história e a filosofia da ciência- que estiveram na origem da trajetória que exponho neste Memorial. Esse artigo, com o título ‘A questão da singularidade humana nas imagens subjacentes ao ensino da evolução humana’, foi publicado em um número especial da revista Acta Scientiae (2014) cujos artigos exploram, justamente, as interfaces entre ciência (em nosso caso, a antropologia biológica), filosofia da ciência (em nosso caso, a filosofia da biologia) e o ensino de biologia. Retomamos, no título mesmo, a noção de ‘imagem’ (de natureza e de ciência), os mesmos conceitos que articulam os ensaios de história da ciência que havia reunido no meu livro de 1998, e que continuam centrais na segunda edição, de 2016.